Reconhecimento de Saberes e Competências
Para solicitar RSC é necessário, antes de tudo, confeccionar um Relatório Descritivo informando, em ordem cronológica, atividades e ocorrências da trajetória acadêmica, profissional e intelectual do candidato ao RSC, contendo:
- Sumário;
- Relatório contendo a descrição do itinerário de formação, aperfeiçoamento e titulação;
- Memorial Descritivo contendo as atividades desenvolvidas até 1° de março de 2003, no caso de ausência de documentação comprobatória;
- Relatório Descritivo contendo as atividades desenvolvidas após 1° de março de 2003 com documentação comprobatória;
- Cópias dos documentos que comprovem as atividades descritas e/ou documentos que as atestem, como previsto no Art. 5º da Resolução 020 – CONSUPER/2014;
- Formulário de Pontuação (Anexo II da Resolução 020 – CONSUPER/2014), relacionando as atividades descritas, a documentação comprobatória e a pontuação correspondente;
- Processo digitalizado;
- Requerimento do servidor, informando a data de retroatividade pretendida ou período em que pretende obter o RSC.
Finalizado o relatório descritivo, obedece-se ao seguinte fluxograma:
- Servidor dirige-se ao Gabinete da Direção e solicita abertura de processo de RSC;
- Servidor cadastra-se na plataforma SIMEC; verificar tutorial.
- Solicitar a aprovação/validação do cadastro por e-mail via concessoes ARROBA ifc.edu.br
- Processo é encaminhado, via SIPAC, à CPPD para sorteio de banca;
Para banca são necessários 2 avaliadores externos e 2 avaliadores internos. Determinada a composição da banca, a documentação é submetida à avaliação. Este processo costuma demorar, portanto recomenda-se paciência ao requerente. - Finalizada a avaliação, a CPPD encaminha à DGP toda a documentação.
A respeito da digitalização do Processo de RSC, cabe observar estes três pontos:
- Primeira Página – Constar a página de abertura do processo, fornecido pelo Gabinete da Diretoria, onde consta NÚMERO DO PROCESSO, QR CODE, NOME DO INTERESSADO, EMAIL, IDENTIFICADOR SIAPE, CPF, ASSUNTO DO PROCESSO e ASSUNTO DETALHADO;
- Segunda Página – Carta de Encaminhamento;
- Terceira Página – Início do memorial.